CINEPSI – CINEMA E PSICOLOGIA EM CASA

Categoria(s):  ESTUDANTES, Notícias, SUBSEDE SERRANA, Últimas Notícias   Postado em: 26/08/2021 às 09:46

WhatsApp Image 2021-08-26 at 09.11.53O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP-RJ – por da Comissão de Estudantes – Núcleo Região Serrana – promoveu o evento digital “Cinepsi – Cinema e Psicologia em casa”, que ocorreu na tarde de sábado, 21 de agosto.

O tema desta edição do Cinepsi online foi o filme “DivertidaMente” (Pixar/Disney), animação ganhadora do Oscar de melhor filme de animação em 2016. A escolha do filme se deu por uma votação feita pelos próprios estudantes de Psicologia através de um formulário online. O encontro virtual reuniu cerca de 30 pessoas, incluindo estudantes de Psicologia e profissionais atuantes de diversas regiões do país que participaram ativamente, expondo opiniões e enriquecendo a discussão.

O debate foi apresentado pela psicóloga e conselheira do CRP-RJ, Victoria Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157) e mediado pelas estudantes Bruna Menezes A. Peixoto, Larissa Pereira Decoló e Vanessa Jabour Moreira Rodrigues. Contou também com a presença da coordenadora da Comissão Especial de Estudantes Gabriela de Araújo Braz dos Santos (CRP 05/56462), que teve como convidado especial o psicólogo e conselheiro do XVI Plenário do CRP-RJ, Rodrigo Echebarrena (CRP 05/28408), especialista em Saúde Mental (IPUB/UFRJ) e Saúde Pública (UNESA); mestre em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e professor do curso de Psicologia da UNIGRANRIO.

A animação escolhida tem como personagem principal uma pré-adolescente de 11 anos que enfrenta alguns dilemas após passar por algumas mudanças em sua vida. O filme propõe uma reflexão sobre saúde mental, envolvendo desde a importância de todas as emoções nas mudanças que ocorrem ao longo da existência até como é fundamental se permitir sentir essas emoções, mesmo a tristeza, o medo e a raiva.

O convidado especial, Rodrigo Echebarrena, trouxe reflexões para além do que se apresenta na animação, informações e estudos científicos acerca da saúde mental e do desenvolvimento de crianças e adolescentes na sociedade atual e como as temáticas que foram discutidas influenciam nessa vivência. Como o próprio convidado trouxe: saúde é um processo e diversas questões sociais a compõem perpassam.

No decorrer do evento, dentre os vários pontos levantados e debatidos, foi abordada a influência das redes sociais, os padrões de beleza, estereótipos encontrados nas grandes mídias, a busca incessante por felicidade e a sociedade de consumo. Conforme alguns apontamentos feitos pelos próprios participantes, além de trazer novas informações, o evento também incentivou o pensar crítico, tão necessário para os estudantes e os profissionais da Psicologia.

Texto de Bruna Menezes A. Peixoto; Daniel de Freitas Quintanilha; Larissa Pereira Decoló e Vanessa Jabour Moreira Rodrigues.