CFP lança relatório sobre atuação da (o) psicóloga (o) no campo da Execução Penal

Categoria(s):  CREPOP, Notícias, SISTEMA PENITENCIÁRIO   Postado em: 16/12/2019 às 19:27

referencia_penalO Conselho Federal de Psicologia publicou o relatório da “Atuação da (o) Psicóloga (o) no Campo da Execução Penal no Brasil”, que contém os resultados quantitativos e qualitativos da pesquisa sobre a inserção da Psicologia nesse campo. O objetivo da publicação – disponível para download e visualização gratuitos em nosso site – é difundir os dados obtidos durante a pesquisa, contribuindo para uma atuação mais qualificada, crítica e reflexiva da categoria.

Essa pesquisa, iniciada em 2018 e concluída em 2019, foi realizada em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), abrangendo não apenas as (os) psicólogas (os) que atuam no Sistema Prisional como também as (os) profissionais que atuam em outros órgãos ligados à execução penal, como o Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública.

O documento foi dividido em dois relatórios que se referem aos dois momentos da pesquisa: o primeiro, sobre a coleta de dados via pesquisa on-line; e o segundo referente à consolidação, de caráter qualitativo, do conteúdo das respostas abertas do questionário eletrônico.