CFP lança Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Esporte

Categoria(s):  CREPOP, ESPORTES, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 27/09/2019 às 13:54

referenciaO Conselho Federal de Psicologia, por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), lançou as “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) em Políticas Públicas de Esporte”.

O documento apresenta as possibilidades de atuação da categoria no âmbito da Psicologia do Esporte, enfatizando a dimensão social do esporte ao provocar a categoria a refletir sobre práticas desportivas para além do alto rendimento e grandes eventos esportivos.

A publicação, além de apresentar referências técnicas e éticas para a atuação da (o) psicóloga (o) na área, tem como objetivo demarcar o campo da Psicologia do Esporte no Brasil. O texto problematiza também o fato de que, em nosso país, a política pública de esporte ainda não é vista como prioridade, o que dificulta a presença da (o) profissional de Psicologia neste campo.

O texto da Referência Técnica foi produzido a partir da contribuição de psicólogas (os) de todo o país. No dia 25 de março, a Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas do CRP-RJ promoveu uma reunião aberta com profissionais da área para debater a versão preliminar do documento – que, à época, estava em consulta pública – e reunir as contribuições da categoria. Veja aqui como foi o encontro.