Campanha pelo respeito à diversidade vem crescendo entre os psicólogos

Categoria(s):  IDENTIDADE TRANS, Notícias   Postado em: 11/04/2017 às 15:31

campanha cfpFoi criada no dia 31 de março, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília (DF), uma frente em defesa do direito à diversidade. Além dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, federações da categoria e universidades decidiram se engajar na articulação. O objetivo é defender a autonomia dos conselhos frente à ameaça do Projeto de Decreto da Câmara (PDC) nº 539/2016, que vai contra as prerrogativas legais dos conselhos em orientar e fiscalizar o fazer profissional. Esta ação susta a resolução do CFP, que estabelece normas de atuação para psicólogas (os) em relação à discriminação de orientação sexual.

Na última quinta-feira (05/04) o Grupo de Trabalho Nacional de Psicologia, composto por conselheiros regionais e federal de psicologia se reuniu por meio de uma teleconferência para tratar sobre o tema. Foram discutidas propostas para a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) de maio em relação à modificação ou criação de um texto técnico para reforçar a importância da resolução 001/99. Nesta reunião, o CRP-RJ estava representado pelo conselheiro Alexandre Nabor França (CRP 05/32345).

“A GT Nacional resolveu por unanimidade que será construída uma nota técnica que dê sustento teórico para garantir a proteção das pessoas travestis, transexuais e transgêneras na psicologia. A finalidade da nota é dar sustento à resolução 001/99 visando à ampliação do debate e reconhecimento das identidades de gênero na psicologia. Será criada também uma campanha nacional para visibilidade da resolução”, afirmou o Conselheiro.
Veja a matéria sobre o tema no site do CFP:

http://site.cfp.org.br/campanha-pelo-respeito-diversidade-ganha-apoio-de-entidades-e-universidade/