ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O WEBNÁRIO NACIONAL PSICOLOGIA E EXECUÇÃO PENAL

Categoria(s):  CORONAVÍRUS, JUSTIÇA, Notícias, SISTEMA PENITENCIÁRIO, Últimas Notícias   Postado em: 20/11/2020 às 17:37

O EVENTO “A PRÁXIS DA PSICOLOGIA NA EXECUÇÃO PENAL: CAMINHOS (IM)POSSÍVEIS NA PANDEMIA” OCORRERÁ NO DIA 17 DE DEZEMBRO

WhatsApp Image 2020-11-11 at 19.28.59O Sistema Conselhos de Psicologia, por meio do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, realizará no dia 17 de dezembro, das 14 às 17h30, o “Webnário Nacional Psicologia e Execução Penal: A práxis da Psicologia na execução penal: Caminhos (im)possíveis na pandemia”.

Fruto do encaminhamento  do Grupo de Trabalho (GT) da Assembleia de Políticas, de Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia – APAF – sobre a “Atuação da Psicologia no Âmbito do Sistema Prisional” (2015-2019), o evento foi deliberado na APAF de dezembro de 2019. Compartilhar experiências, refletir sobre os desafios encontrados e debater ações possíveis no contexto da pandemia são alguns dos objetivos do Webnário, que ocorrerá em salas virtuais da plataforma Google Meet.

Este Webnário, com o foco no cuidado diante da pandemia da Covid-19, é a primeira edição do evento, que na próxima pretende discutir de forma abrangente a atuação psi no âmbito da execução penal.

Este evento é destinado à psicólogas (os) e estagiários de Psicologia na execução penal. Estudantes de Psicologia também podem participar da Mesa de Abertura.

O Webnário é gratuito, porém as vagas são limitadas e é necessário inscrever-se até o dia 7 de dezembro. Será emitido certificado de participação para todas (os) as (os) inscritas (os).

Inscrições abertas. Acesse https://www2.cfp.org.br/inscricoesonline/execucaopenal/

Atenção: o link para o evento será disponibilizado após o fim das inscrições.

Para dirimir possíveis dúvidas, envie email para duvidas@crprj.org.br

VEJA A PROGRAMAÇÃO

14hs Mesa de Abertura

Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega (CRP 13/5496) –  Conselheira presidente do Conselho Federal de Psicologia;

Jaqueline Gomes de Jesus (CRP 05/49337) – Representante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia;

Pedro Paulo Bicalho de Gastalho (CRP-05/26007) – Conselheiro presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

Palestrantes:

Karine Belmont Chaves (CRP-08/09262 origem 06/58602-3) – Psicóloga da Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu – Unidade de Progressão (PFF-UP) do Depen/ SESP-Paraná; Doutoranda  da UNIOESTE, especialista em Psicologia Clínica (USP) e estuda temas sobre violência, criminalidade e sistema prisional.

Valdirene Daufemback ( CRP 12/1565) – Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas, mestre em Psicologia e doutora em Direito. Coordenadora Geral do Programa “Fazendo Justiça” (CNJ/PNUD) e coordenadora do LabGEPEN – Laboratório de Gestão do Políticas Penais da UnB.

Mediação:

Márcia Badaró (CRP-05/2027) – Colaboradora do CRP-RJ no Núcleo Psicologia, Sistema Prisional e Segurança Pública, da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas – CRPPP -; psicóloga aposentada da SEAP, integrante do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário no Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia Social.

15h25h Salas de debates: Trocando Experiências: debates e encaminhamentos

Profissionais e estagiárias de Psicologia serão divididos em grupos de debates sobre a temática do Webnário.

16h40 Plenária final ampliada

Pedro Paulo Bicalho (CRP 05/26007) – Conselheiro presidente do CRP-RJ  e professor do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Mediação:

Pedro Pacheco (CRP 07/08690) – Conselheiro do CRP-RS, integrante do Núcleo Sistema Prisional (CRP-RS), professor universitário de Psicologia e Direito (URI), mestre, doutor e pós-doutor em Psicologia Social e Institucional.

17h30 Encerramento do evento