“AMPLIANDO REDES PARA A PREVENÇÃO: DESASTRES ONTEM E HOJE NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA E DE OUTRAS ÁREAS ATUANTES” OCORRERÁ NO DIA 27 DE JANEIRO. PARTICIPE!

Categoria(s):  EMERGÊNCIAS E DESASTRES, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 13/01/2023 às 19:49

Presencial, o evento será na sede do CRP-RJ, no Centro do Rio

 

WhatsApp Image 2023-01-13 at 14.48.17O CRP-RJ, por meio da Comissão Especial de Psicologia em Emergências e Desastres, realizará o evento “Ampliando redes para a prevenção: desastres ontem e hoje na perspectiva da Psicologia e de outras áreas atuantes”, no dia 27 de janeiro (sexta-feira), das 10h às 14h, na sua sede, no Centro do Rio.

O objetivo é trazer uma perspectiva que reflita sobre as possibilidades de prevenção a partir de um olhar para o histórico dos desastres ocorridos no país. Um desastre, natural ou não, não é, necessariamente, um evento inesperado. Entretanto, a negligência e falta de uma cultura mais contundente de prevenção, faz com que as consequências desses acontecimentos sejam, e tenham sido cada vez mais, catastróficas e violentas para a população atingida.

O encontro, que será presencial, no auditório do CRP-RJ, à Rua Teófilo Otoni, 93 – Centro do Rio, também será transmitido ao vivo pelas páginas do Conselho no Facebook e no Youtube, com tradução em libras.

Para participar é necessário inscrever-se pelo link https://forms.gle/gtAmzUenqHJD6YyX7

*o certificado é conferido às (os) participantes inscritas (os) presencialmente.

 

*VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA A SEGUIR:

Mesa Institucional de Abertura

Céu Cavalcanti – Conselheira Presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, doutoranda em Psicologia pela UFRJ, integrante da diretoria nacional da Associação Brasileira de psicologia Social (ABRAPSO) e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos da Trans-homocultura (ABETH). Integrante da Articulação Nacional de Psicologues Trans (ANP Trans).

Victoria Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157) – Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho. Conselheira do CRP-RJ, coordenadora da Comissão Especial de Psicologia em Emergências e Desastres e da Comissão Gestora da Região Serrana do CRP-RJ.

 

 1º Mesa: “Retrospectiva das Emergências e Desastres no Brasil e no Sistema Conselhos”

Débora Noal  (CRP 01/16679) – Psicóloga, Pós-Doutora em Saúde Mental e Desastres (FIOCRUZ), doutora e mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB), com Doutorado Sanduíche na Division of Social and Transcultural Psychiatry (McGill University, Canadá);

Samira Younes Ibrahim (CRP 05/7923) – Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – EICOS/UFRJ, Membro da Rede de Cuidados – Psicologia em Emergências e Desastres;

Mediadora: Mônica Affonso Sampaio (CRP 05/44523) – Psicóloga do SUAS, conselheira vice presidenta do CRP-RJ no XVI Plenário (2019-2022), colaboradora e coordenadora da atual Comissão de Eventos do CRP-RJ.

2º Mesa: “Atuação e interfaces dos saberes que atuam em desastres”

Marcelo Luciano Vieira – Coordenador de Pesquisas do Decanato do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; Líder do Grupo de Pesquisas do CNPQ Josué de Castro: Engajamento Público, Pobreza, e instituições no âmbito da saúde coletiva; Professor da PUC-Rio e Subdiretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil-ICTDEC;

Ana Cristina Araújo Pinto – Médica Veterinária formada pela UFRRJ, com mestrado em Medicina Veterinária pela UFRRJ, doutorado em Ciência Animal na área de Epidemiologia pela UFMG. Atualmente, médica veterinária do Programa de Saúde Única do ICTB/Fiocruz;

Zarlete Faria (CRP 05/15377) – Psicóloga, supervisora técnica da Comissão de Orientação e Fiscalização – COF – do CRP-RJ.

Mediador: Thiago Rodrigues (CRP 05/50505) – Psicólogo, mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, atuante no SUS e colaborador do CRP-RJ.

 

3º Mesa: “O processo do luto em situações de emergências e desastres”

Elaine Gomes dos Reis Alves (06/30847-1) – Psicóloga, especialista em Perdas, Luto, Emergências e Desastres com pós-doutorado e doutorado pelo Instituto de Psicologia USP. Mestre em Bioética – USP, especialista em Gestão Integral de Risco de Desastre pela OIT-ONU, Turin, Itália. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte – IPUSP, coordenadora do NIPED – Núcleo de Intervenção Psicológica em Emergências e Desastres e fundadora da Lrsstar Cuidados em Psicologia.

Mediadora: Ariel Pontes (CRP 05/64806) – Psicóloga, pós-graduada em Psicologia das Emergências e Desastres e em Defesa Civil, pesquisadora do Grupo de ensino e extensão de saúde em Emergências e Desastres (GEPESED-UFRJ) e colaboradora do CRP-RJ.