4º módulo do curso de extensão em Psicologia e Assistência acontece em Campos

Categoria(s):  ASSISTÊNCIA, NORTE-NOROESTE, Notícias   Postado em: 23/11/2018 às 16:21

campos 2Aconteceu, no dia 21 de novembro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o IV Módulo do Curso de Extensão sobre Psicologia e Assistência Social. Voltado para psicólogas (os) que atuam no Sistema Único de Assistência Social, o curso foi promovido a partir de uma parceria entre o CRP-RJ e a Universidade Federal Fluminense de Campos.

O tema do encontro foi “Movimentos Sociais e Economia Solidária” e teve como diferencial o local onde aconteceu: o assentamento Zumbi dos Palmares Núcleo IV, o maior do estado do Rio de Janeiro.

No período  da manhã, Alcimaro Honório Martins, agente comunitário de saúde da localidade e representante da Pastoral da Terra, ministrou a aula sobre movimentos sociais, ressaltando sempre a característica do trabalho coletivo na busca de direitos de todo o grupo. Alcimaro, que também é assentado do Zumbi dos Palmares, promoveu uma importante aula de campo às (aos) participantes.

À tarde, foi apresentado o tema “Economia Solidária” por Nilza Franco Portela, assessora técnica da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) e coordenadora do Fórum de Economia Solidária da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), ampliando o debate sobre coletividade e a necessidade do trabalho intersetorial das políticas públicas e enfatizando o acompanhamento às famílias usuárias da política de Assistência Social.

campos 1