3º evento do ciclo de debates sobre o trabalho da Psicologia na Socioeducação será em Itacuruçá

Categoria(s):  Notícias, SOCIOEDUCATIVO   Postado em: 25/05/2018 às 11:35

Serão promovidos também eventos em Teresópolis, Volta Redonda e Campos dos Goytacazes.

Atenção, psicólogas (os) da região da Costa Verde! O próximo evento do ciclo de debates regionais sobre o trabalho da Psicologia na Socioeducação será no dia 7 de junho, das 9h às 17h, em Itacuruçá. Programe-se para participar!

Esse ciclo de eventos já percorreu a Ilha do Governador, no Rio, e Nova Iguaçu e agora chega à Costa Verde para debater , de forma coletiva e transversalizada, o trabalho de psicólogas (os) na Socioeducação (meio aberto e fechado) e formular propostas para fundamentar diretrizes técnicas e éticas para a atuação psi na área.

costa_verde_faceUma iniciativa conjunta do Eixo de Psicologia e Socioeducação da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ e do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), esse ciclo de debates terá formato de conferência. Haverá uma mesa de debates inicial composta por pesquisadores e/ou trabalhadores da Socioeducação e, em seguida, as (os) participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir e votar propostas de acordo com os três eixos temáticos abaixo:

Eixo I – Papel das (os) psicólogas (os) no Sistema Socioeducativo

Eixo II – Produção de documentos

Eixo III – Direitos Humanos / Temas transversais

Todas as propostas aprovadas nos encontros regionais serão sistematizadas e encaminhadas para votação na I Conferência sobre o Trabalho da Psicologia na Socioeducação, que acontecerá no dia 16 de agosto no Rio de Janeiro. Já as propostas aprovadas, nesse encontro final, serão enviadas ao Grupo de Trabalho Nacional “Atuação da Psicologia no Contexto das Medidas Socioeducativas”, composto por representantes do Sistema Conselhos de Psicologia, contribuindo para a construção de documento nacional de referências e diretrizes técnicas e ética para atuação psi no acompanhamento de adolescente na execução das medidas socioeducativas no meio aberto e fechado.

Por isso, a participação do maior número de profissionais é fundamental para enriquecer o debate e fortalecer essa mobilização.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia para participar. O encontro acontecerá no CRAS Alziro Gibran Simões, localizado na Rua Ceci, nº 143 – Itacuruçá.