2ª EDIÇÃO DO “CICLO DE DEBATES SOBRE (DES)MEDICALIZAÇÃO: USO, ABUSO E SEUS (D)EFEITOS COLATERAIS NAS POPULAÇÕES” OCORRERÁ NO DIA 4 DE JUNHO

Categoria(s):  Notícias, Sem categoria   Postado em: 23/05/2022 às 10:32

O evento é online e é necessário inscrever-se. Participe!

WhatsApp Image 2022-05-20 at 13.14.43Dando continuidade ao “Ciclo de Debates sobre (des)medicalização: Uso, Abuso e seus (D)efeitos colaterais nas populações”, a segunda mesa ocorrerá no dia 4 de junho (sábado) às 9h, com o tema: “Infância, educação e (des)medicalização”.

O evento é organizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, por meio do Eixo de Política sobre Álcool e Outras Drogas da Comissão Regional de Direitos Humanos, e contará com a participação do psiquiatra Rossano Cabral (IMS/UERJ) e da psicóloga Luciana Jaramillo (CRP 05/46135). A mediação será da psicóloga Camila Motta Gomes (CRP 05/61190).

O objetivo da discussão é abordar os desafios do cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes, a partir da premissa que, cotidianamente, chegam aos consultórios e serviços de saúde mental, crianças e adolescentes que tem seus comportamentos diagnosticados e problematizados, desconsiderando a particularidade de cada um. Como consequência dessa lógica da performace temos produzido uma infância medicalizada.

E o que psicólogas e psicólogos têm a ver com isso? Como podemos atuar diante dessa demanda que geralmente chegam por meio das escolas e dos pais? Será que o número de transtornos infantis realmente aumentou ou foi a forma de lidar com as demandas juvenis da sociedade que mudou? O que precisamos saber sobre o tema? Essas são apenas alguns dos questionamentos que pretendemos abordar na Roda de conversa.

O evento será online, pela plataforma Google Meet. Para participar inscreva-se pelo link https://forms.gle/xApqwfgQPME2YW6r9  até o dia 2 de junho.