28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT

Categoria(s):  DIREITOS HUMANOS, IDENTIDADE TRANS, NOTAS, Notícias   Postado em: 28/06/2017 às 16:10

diversidade sexualNesse 28 de junho, celebrado como o Dia Internacional do Orgulho LGBT, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro convoca todas (os) as (os) psicólogas (os) fluminenses a reafirmar, em suas práticas cotidianas, seu compromisso ético com a defesa e o respeito à diversidade sexual e de gênero.

O CRP-RJ aproveita essa data tão importante para uma vez mais destacar publicamente a importância da Resolução nº 001/1999, do Conselho Federal de Psicologia, que veda à (ao) psicóloga (o) adotar ou difundir quaisquer práticas de patologização da homossexualidade.

Em vigor há 18 anos, essa importante normativa – levando em consideração o consenso da comunidade científica internacional de que a homossexualidade não configura transtorno ou patologia – marca o posicionamento da Psicologia brasileira na defesa da vida e da livre expressão dos comportamentos e práticas homoeróticas.

Infelizmente, ainda hoje há psicólogas (os) brasileiras (os) que insistem em defender terapias de conversão, violando os princípios do Código de Ética e difundindo o preconceito, a marginalização e ações de violência que historicamente atingem a população LGBT.

Por isso, mais do que nunca, é preciso lutar pela defesa e aprimoramento da Resolução nº 001/1999, fomentando, em nossas práticas cotidianas como profissionais de Saúde Mental, o acolhimento à diversidade humana e a promoção da dignidade a todas (os), independente de sua identidade sexual e de gênero.

Não há cura para aquilo que não é doença!

CRP-RJ na luta por uma Psicologia que respeite, acolha e defenda a livre expressão das diversidades sexuais e de gênero!