20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

Categoria(s):  DESTAQUE DA SEMANA, DIREITOS HUMANOS, Notícias, RELAÇÕES RACIAIS, Últimas Notícias   Postado em: 20/11/2022 às 10:15
WhatsApp Image 2022-11-18 at 12.34.01Não cabe mais desconsiderar que o racismo organiza o social em maior ou menor grau, no adoecimento de pessoas negras e não brancas. O que reforça a urgência da categoria de colocar em práticas as orientações estabelecidas pelo CFP no que se referem à atuação baseada dos Direitos Humanos com postura crítica à realidade social, política, cultural e econômica do país.
Nesse sentido, cientes de tais realidades, vale frisar que a Resolução n⁰ 018/2002 vem para afirmar o compromisso da Psicologia brasileira no enfrentamento do racismo, que é estrutural e, portanto, presente em todas as esferas das relações humanas, inclusive na formação das subjetividades.
A Psicologia como ciência e profissão ao assumir essa postura, proporciona uma escuta e produção de conhecimento que contemple todas as pessoas.
#ParaTodosVerem card com arte em fundo rosado claro, com uma flor camélia representando símbolo da abolição, uma mulher negra de turbante representando ancestralidade e o rosto de Zumbi dos Palmares. O texto do card é 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.