11ª Mostra reúne mais de 700 participantes e tem recorde de trabalhos inscritos

Categoria(s):  MOSTRA, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 27/07/2017 às 15:28
publico

Auditório da UVA durante a noite de abertura do evento

A Mostra Regional de Práticas em Psicologia, realizada anualmente pelo CRP-RJ desde 2007, chegou a sua 11ª edição este ano consolidando-se como um espaço potente de debates, encontros e trocas de experiências entre psicólogos (os) e estudantes. O evento, que aconteceu entre 19 e 21 de julho na Universidade Veiga de Almeida da Tijuca, reuniu mais de 700 participantes e teve número recorde de trabalhos inscritos: ao todo, foram 340 trabalhos apresentados, 291 no formato “Apresentação Oral” e outros 49 como “Exposição de Pôster”.

Conforme destacou a conselheira-presidente do CRP-RJ, Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448) na noite de abertura do evento, a Mostra representa um dos principais eventos no calendário da Psicologia fluminense e marca um compromisso do CRP-RJ com a valorização da Psicologia como ciência e profissão.

livros

Lançamento de livros movimenta participantes da 11ª Mostra

Logo no primeiro dia, o evento teve apresentações de trabalhos e lançamento de livros. Foram lançados os seguintes livros: (1) O medo do crime no Brasil – Controle social e rebelião / Cristina Rauter, (2) Proteção & Negligência – pacificando a vida de crianças e adolescentes / Profa. Maria Livia do Nascimento, (3) Psicologia e Esporte na Atualidade – Reflexões Necessárias / Organização de Clarice Medeiros e Adriana Lacerda, (4) Corpo Transbordante – Relatos da Prática TransPsicomotora Educacional e Clínica / Renata Costa, Fabienne Bruce, Arnete Faria, Amanda Machado, (5) Mundos que a boca come – Representações e Produção de Modos de ser na alteridade do Capoeira / Thiago Melicio, (6) Imaginário Social sobre a Loucura – Cultura e práticas de cuidado em saúde mental / Edimilson Duarte de Lima, (7) A Gramática do silêncio em Winnicott / Sérgio Gomes, (8) Lima Barreto – Uma máquina de guerra na Cidade do Rio de Janeiro / Regina Maria Santos Dias, (9) A Descoberta de si mesmo na visão da Psicanálise do sensível / Ivanise Fontes e (10) Transdiversidades: práticas e diálogos em trânsitos / Organização Anna Paula Uziel e Flavio Guilhon.

trabalhos 1

Sala lotada durante apresentação de trabalho

Além destes, foi lançado também o caderno contendo os trabalhos premiados no IX Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira e II Prêmio Maria Beatriz Sá Leitão, promovidos pelo CRP-RJ em 2016. Um exemplar do caderno foi distribuído gratuitamente a cada participante credenciado durante a 11ª Mostra.

O Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro (SINDPSI) marcou presença durante o evento, não apenas na mesa de abertura, mas também apresentando trabalhos e organizando um stand  em que um representante do SINDPSI ficava à disposição do público circulante para esclarecer dúvidas sobre a atuação sindical em prol da categoria de trabalhadoras (es) psi.

trabalhos

A 11ª Mostra teve recorde no nº de trabalhos inscritos

Noite de abertura

A noite de abertura do evento contou com uma mesa institucional que teve participação da conselheira-presidente do CRP-RJ, Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448), do presidente do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro, Marinaldo Santos Silva (CRP 05/5057), e do diretor do Conselho Federal de Psicologia Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077). Clique aqui e veja a cobertura completa da mesa de abertura.

Em seguida, teve início a aguardada conferência do psicanalista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Luciano Elia, com tema “As práticas em Psicologia em tempos neoliberais”. Veja aqui a cobertura completa da conferência.

poster

Autores de trabalhos na modalidade Pôster conversam com participantes do evento

2º dia

No 2º dia do evento, 20 de julho, houve duas importantes mesas de debates. Na parte da manhã, a mesa “Mulheres psicólogas: diversidade e resistência” lotou o auditório com mediação da psicóloga Cíntia de Sousa Carvalho (CRP 05/40996). As palestrantes foram Maria Luiza Rovaris (CRP 05/47085), psicóloga atuante nas áreas Clínica e Social, Márcia Badaró (CRP 05/2027), psicóloga aposentada da SEAP e conselheira do CFP, e Maiara Fafini (CRP 05/43721), travesti e psicóloga colaboradora do CRP-RJ. Confira aqui a cobertura desse debate.

Encerrando o segundo dia de Mostra, aconteceu a mesa “Visões do Inconsciente”, mediada pelo conselheiro do CRP-RJ Roberto Stern (CRP 05/1700). Os palestrantes foram Elizabeth Medeiros Pacheco (CRP 05/9169), psicanalista e professora da UFF de Campos dos Goytacazes, Adna Rabelo (CRP 05/48233), psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Educação, e Leonardo Miranda, mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise e professor do CAPS UERJ. A cobertura completa da mesa está disponível clicando aqui.

sindicato

Janne Calhau, dirigente do SINDPSI-RJ, em frente ao stand do Sindicato

Último dia

Além das apresentações de trabalhos em diversos formatos, o último dia do evento teve, na parte da manhã, a mesa “Felicidade e Adoecimento”, com participação de Rossano Cabral Lima, psiquiatra e professor da UERJ, Ana Paula Lopes (CRP 05/50805), professora do Departamento de Psicologia do Trabalho da UFF, e Fernanda Pimentel, psicanalista e professora do curso de Pós-Graduação em Psicanálise e Cultura da Universidade Celso Lisboa. O debate foi mediado pelo conselheiro do CRP-RJ Thiago Melício (CRP 05/35915). Veja mais sobre a mesa clicando aqui.

A última atração da 11ª Mostra foi a conferência do psicólogo e conselheiro do CFP Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077). O tema da conferência foi “A prática profissional da (o) psicóloga (o) nos 55 anos de profissão regulamentada no Brasil”. Confira aqui como foi!

Transmissão on-line

Todas as conferências e mesas de debate foram transmitidas ao vivo e on-line pelo canal do CRP-RJ no Youtube. Você pode assisti-las gratuitamente e a qualquer momento acessando www.youtube.com/user/realCRPRJ.