11 DE AGOSTO: DIA DO ESTUDANTE

Categoria(s):  ESTUDANTES, Notícias, Últimas Notícias   Postado em: 11/08/2021 às 17:31

WhatsApp Image 2021-08-06 at 13.18.11O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, por meio da sua Comissão Especial de Estudantes, presta sua homenagem ao Dia do Estudante, comemorado nacionalmente no dia 11 de agosto.

A data remete à historia do ensino superior no Brasil, pois foi em 11 de agosto de 1827 que o então imperador do Brasil, Dom Pedro I, criou os dois primeiros cursos de ensino superior do país. Até aquela data, os estudantes que quisessem ter acesso às universidades precisavam se deslocar até a Europa.

Cem anos depois, no intuito de marcar a data, surgiu a ideia de fazer do dia 11 de agosto uma data comemorativa para homenagear todos os estudantes. E, além disso, dez anos depois, em 1937, com a criação da União Nacional dos Estudantes – UNE -, organização estudantil que defende os interesses dos estudantes e representou os mesmos em tomadas de decisão históricas para o país,  a data passou a ter mais significado ainda.

Portanto, este dia é um dia de homenagens, mas também de resistência e de renovação. As (os) estudantes brasileiras (os) têm papel fundamental em diversos momentos históricos do nosso país, contribuindo para o fortalecimento da democracia.

As (os) estudantes de Psicologia também contribuem para a construção de uma Psicologia cada vez mais comprometida com o compromisso social preconizado no Código de Ética profissional, e participam ativamente das discussões sobre o Ensino Superior de Psicologia.

As (os) estudantes representam o futuro da  Psicologia e sua atuação desde a academia as tornará profissionais cada vez mais conectados com as necessidades da categoria e da sociedade.

Importante lembrar, inclusive, que o acesso à Educação é um direito assegurado a todos, como previsto no Art. 205 da Constituição Federal de 1988:

A educação, direito de todos, e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 

Por isso, o CRP-RJ parabeniza a todas (os) as (os) estudantes: estamos unidas na luta pela garantia da Educação, da democracia e de todos os direitos da população brasileira!