Logo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro
Página principal do Conselho Regional de Psicologia

Contato | Mapa do Site

Página Principal > Notícias > Notícias 2008 > CFP e CRP-RJ debatem inclusão no Fórum Mundial de Educação

Notícias 2008

CFP e CRP-RJ debatem inclusão no Fórum Mundial de Educação

A Baixada Fluminense recebeu, no fim de março, o Fórum Mundial de Educação.

A Baixada Fluminense recebeu, no fim de março,
o Fórum Mundial de Educação.

Entre os dias 27 e 30 de março, a Baixada Fluminense recebeu o Fórum Mundial de Educação. Com o tema “Educação Cidadã para uma Cidade Educadora”, o evento reuniu diversas atividades na cidade de Nova Iguaçu.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) foram duas das instituições que promoveram atividades autogestionadas. A idéia foi discutir, através de debates, palestras e vídeos, o papel da Psicologia para a afirmação de uma Educação Inclusiva, ou seja, na luta por uma educação que cumpra seu caráter público, universal e de qualidade para todos.

Abrindo a participação da Psicologia no Fórum, o CFP organizou a atividade “Psicologia e políticas públicas: trabalhando pela educação inclusiva”, na manhã de sexta-feira. A psicóloga Cristina Maria Carvalho Delou, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), a pedagoga Conceição Chagas, do Rio de Janeiro, e a psicóloga Iolete Silva, do CFP, foram as palestrantes.

Em seguida, o CRP-RJ promoveu um vídeo-debate com o tema “A medicalização da vida escolar”. A mediadora do debate foi a psicóloga Helena Rego Monteiro, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e colaboradora da Comissão de Educação do CRP-RJ.

CFP e CRP-RJ discutiram através de debates, palestras e vídeos, o papel da Psicologia para a afirmação de uma Educação Inclusiva.

CFP e CRP-RJ discutiram através de debates, palestras e vídeos, o papel da Psicologia para a afirmação de uma Educação Inclusiva.

Na parte da tarde, o CRP-RJ organizou duas palestras com o tema “Síndrome de Burnout e a precarização do mundo do trabalho: o professor como trabalhador”. As palestrantes foram Neide Ruffeil, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e colaboradora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ, e Iolete Ribeiro da Silva, do CFP.

No sábado, a terceira e última atividade do CRP-RJ foi o debate “Potentes encontros e seus atravessamentos no campo da psicologia e da educação: um olhar sobre os jovens pobres, educação, trabalho e meio ambiente”. Os participantes foram Eduardo Antonio de Pontes Costa, professor das universidades Federal Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Ana Maria Marques Santos, da UFRRJ e conselheira da Comissão de Educação do CRP-RJ; e Ana Eduarda Delfino da Silva Nunes, colaboradora da mesma comissão do CRP-RJ.

Texto e fotos: Bárbara Skaba e Jean Souza

1° de abril de 2008

Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados - 2009